GIRA SAIA

O trabalho do grupo está fundamentado basicamente na função que desempenha a transmissão oral que permite uma comunicação direta entre o narrador e o interlocutor, em que novos valores são experimentados no tempo do "Era uma vez", podendo-se chegar a uma reflexão que ultrapassa a "moral ingênua", aquela que induz a aceitação de um tipo de posicionamento ético-ideológico[1].
A cultura popular brasileira é uma rica fonte de inspiração na composição dos figurinos, cenários, elementos cênicos e instrumentos musicais. As danças, músicas e brincadeiras de diferentes regiões do país, nas quais é possível identificarmos os traços e a história das matrizes étnicas que formam o povo brasileiro, são elementos que permeiam as histórias e costuram as narrativas.
Através das apresentações o Gira Saia busca desempenhar o papel de perpetuar a tradição oral reforçando a identidade brasileira, levando aos ouvintes uma pequena fração do universo encantado das histórias.
Esta aventura começou em 2005, quando duas amigas se reuniram num mesmo objetivo: contar histórias, agregando experiências artísticas individuais na música, dança, capoeira e teatro. De lá para cá ocorreram muitas mudanças na composição do grupo, mas cada um que passou deixou um pouco de sua experiência, contribuindo para o grupo ser o que hoje se apresenta.
Durante este período, o Gira Saia atuou em escolas, saraus, eventos culturais e praças públicas, em diferentes cidades.
Atualmente o grupo é composto por suas idealizadoras, mas conta com parceiros em intervenções específicas.


[1]        MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004....